Visão Espírita do Dia de Finados

Visão Espírita do Dia de Finados

O dia 2 de novembro, feriado de finados no Brasil, é dedicado a homenagear aqueles que não estão mais entre nós fisicamente. Com respeito aos credos e manifestações religiosas diversas, aos estudiosos da Doutrina Espírita é um dia comum, uma vez que compreendem que as homenagens aos entes queridos podem ser prestadas a qualquer momento ou em qualquer lugar. “Por isso, o dia de finados não é mais importante, para os desencarnados, do que outros dias. A diferença entre o dia de finados e os demais dias é que, naquele, mais pessoas chamam os Espíritos pelos pensamentos” explica Christiano Torchi, no livro Espiritismo Passo a Passo com Kardec. Para o Espiritismo, a postura que devemos adotar em homenagem aos nossos antepassados é a mesma de respeito para com qualquer pessoa encarnada. Preces e pensamentos de carinho são muito válidos para os entes que já não estão fisicamente entre nós.

Livros espíritas esclarecem sobre o além-túmulo

A literatura espírita tem um vasto e rico material de consulta e esclarecimento sobre o que acontece depois da morte. Listamos algumas obras básicas:

– Nosso lar, pelo Espírito André Luiz, pelo médium Francisco Cândido Xavier: Após uma doença, o médico André Luiz desperta em um ambiente sombrio e desconhecido. Pouco tempo depois é levado à colônia espiritual Nosso Lar, um lugar que nunca imaginou existir e que, ao mesmo tempo, é tão semelhante à Terra. É nesta região de cura, aprendizado e constante trânsito que André Luiz passa a entender que existe uma realidade à nossa espera após a morte, uma nova forma de viver que representa apenas o início da jornada. Este é o primeiro livro da coleção A vida no mundo espiritual, na qual o Espírito André Luiz transmite observações e descobertas sobre a região espiritual, repleta de intensas atividades, em que se localiza, como modelar organização, a colônia Nosso Lar, onde Espíritos procedentes do plano terrestre passam por recuperação e educação espiritual antes de continuar seus caminhos.

– E a vida continua, pelo Espírito André Luiz, pelo médium Francisco Cândido Xavier: No 13º volume da Coleção A vida no mundo espiritual, o Espírito André Luiz apresenta as histórias de Ernesto e Evelina, indivíduos adoentados que se conhecem às vésperas de serem submetidos a cirurgias de alto risco. Ele, um livre-pensador maduro; ela, uma jovem e fervorosa esposa católica. Logo, ambos descobrirão que a enfermidade que compartilham é apenas o início de uma incrível trajetória de amor, amizade, esperança e fé, rumo ao progresso e à realização espiritual. Trata-se de um livro que apresenta o retrato da criatura ao desencarnar e mostra como a vivência dos habitantes do plano espiritual está relacionada com sua condição mental, além de ensinar a importância da prática da reforma íntima, na certeza de que a vida continua além da morte, permitindo que cada um de nós seja capaz de traçar novas diretrizes para sua própria conduta.

– A Crise da Morte, de Ernesto Bozzano: A vida continua além do túmulo? Nesta obra o autor analisa, compara e comenta os testemunhos vindos do mundo espiritual. Traça orientações sobre os objetivos de existência física, as bases da moral e dos deveres do homem na decisão do seu futuro. Ler esta obra é confirmar as realidades de uma outra existência, de um mundo extra físico, cujas condições, para cada um de nós, sempre dependerão do modo por que nos conduzimos moralmente enquanto Espíritos encarnados.

– Depois da morte, de Léon Denis: O que ocorre depois da morte? A fim de responder a esta pergunta, o grande estudioso francês propõe profundas reflexões filosóficas e analisa premissas de religiões remotas para falar diretamente ao coração dos homens e provocar indagações. Considerando o Espiritismo uma crença baseada em fatos, o autor, que foi contemporâneo de Allan Kardec, apresenta a Doutrina Espírita como instrumento para esclarecer o passado, iluminar antigas informações, unir diretrizes que, à primeira vista, pareciam totalmente contraditórias e abrir a mente e o espírito da Humanidade para uma nova caminhada de conhecimento.

– O Além e a Sobrevivência do Ser, de Léon Denis: O que acontece com aqueles que nos deixam por meio da morte? Embasado por investigações e experiências de cientistas renomados o autor busca comprovar a continuação da existência do espírito após a morte. A obra contém relatados dos espíritos comprovados por procedimentos científicos e experimentais, com o objetivo de formar uma ideia precisa da sobrevivência do ser e assegurar a necessidade do trabalho e da responsabilidade que o homem carrega dentro de si.

Sobre o Autor

Equipe AG

Equipe AG administrator

Deixe uma resposta